domingo, 13 de junho de 2010

Manobra suja: British Petroleum compra palavras-chave no Google e no Yahoo




A sujeira é tamanha que a BP passou a comprar links patrocinados no Google e no Yahoo. O objetivo é claro, levar os internautas que buscam informações diretamente para o site oficial da BP, para que essa possa desinformar os incautos leitores, apresentando notícias manipuladas como lhes convém.
O fato foi confirmado pelo porta voz da BP, Toby Odone, em entrevista à ABC News.
Dentre os termos comprados, estão “oil spill”, “BP oil spill”, “Deepwater Horizon” e “oil spill response”.
Logo após a explosão do Deepwater Horizon, ocorrido em 20/04/2010, os executivos da BP rapidamente estimaram bastante para baixo o tamanho do vazamento. A razão mais provável é que essa foi uma manobra para reduzir os custos com multas da EPA (Environmental Protection Agency), baseadas em galões. Assim, quanto menos óleo vazando, menores as multas.
Passado um mês, veio à público a informação de que o vazamento era, na verdade, de um milhão de galões por dia. A BP então foi pega em sua própria mentira, quando usou um funil para capturar 5.000 barris de petróleo por dia. Mas como o petróleo que continuava escapando tinha uma vazão nitidamente superior ao que estava sendo coletado, a BP teve de assumir um volume maior de vazamento, para tentar explicar a tamanha discrepância com os seu primeiros cálculos apresentados.
O momento agora já é outro. Conforme os cadáveres de peixes, golfinhos, aves e tartarugas vão chegando a costa, a BP contratou uma empresa de segurança – sua própria “polícia ambiental” – para manter fotógrafos e jornalistas distantes da verdadeira face causada pelo vazamento de petróleo. Esses fatos, e a imensa quantidade de gosma preta que chega com as ondas não é a imagem que o CEO da BP, Tony Hayward, quer mostrar.
Mas como tudo está sendo observado por aviões, barcos e satélites, e essas informações estão sendo divulgadas pelos pensadores livres, não é comprando links patrocinados que a BP vai conseguir esconder a verdade do horror que causou com sua plataforma de petróleo e sua louca e desenfreada ganância.
Os céticos certamente discordarão. Para esses, eu pergunto: Por qual outra razão a BP compraria links patrocinados nos dois sistemas de busca mais usados no mundo?

Fonte: http://www.ecocidio.com.br/2010/06/11/manobra-suja-british-petroleum-compra-palavras-chave-no-google-e-no-yahoo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário