sábado, 29 de maio de 2010

Objeto Voador Não Identificado surgiu no céu da Chapada dos Guimarães





Redação site TVCA com assessoria

Dia 26 de maio, das 17h25m (primeiro registro fotográfico) até as 19h56m, uma estranha luz, em formato de disco horizontal, com reflexos espelhados, surgiu próximo ao Terminal Turístico da Salgadeira. O fenômeno atraiu grande número de curiosos, em sua maioria amantes da ufologia presentes na região de Chapada dos Guimarães. Segundo uma das integrantes da diretoria da Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó, Valdirene Costa, a luz emitia fachos contínuos, fortes.

"Quem viu e fotografou primeiro foi a cantora Jully (Maria Generosa da S. Hobsbach), hóspede na Salgadeira. Ela diz ter ficado estática quando percebeu que aquela luz parecia se movimentar meio de lado, imobilizando-se por minutos seguidos. Não descia nem subia; ficava lá, parada. Como se observasse o entorno dos paredões. Ou o que acontece nas proximidades".

Valdirene ainda acrescenta que, durante os anos de trabalho ecológico na região da Salgadeira, já assistiu fenômenos parecidos, mas evita mencioná-los por temer que ninguém acredite. "Já vi outras luzes, e até uma espécie de tocha de fogo sibilante, voadora. Algo bem esquisito, como se fosse uma vassoura aérea. Varria as extremidades dos paredões e sumia mata adentro. Muitos viram essa tocha".

Também José Carlos Bazan ("Pardal'), gerente administrativo do terminal, testemunhou a aparição do suposto Objeto Voador Não Identificado (OVNI). "Se era, não sei. Mas que estava lá, estava. Irradiava uma claridade anormal, ofuscante, metálica. Não era avião, posso assegurar. Observei o Sol, se encontrava do lado oposto, no sentido de Cuiabá. E nem lua havia, pra não dizerem que podia ser isso. Ela (a lua) só surgiu mais tarde, em outro ponto. Enquanto a luz ainda continuou por lá, até desaparecer por completo".

O menino Pedro Vithor da Costa, oito anos, afirma também ter testemunhado o gracioso balé dessa luz, quase imperceptível, que ondulava lateralmente - descreve - após alguns minutos estática nas proximidades do paredão. "Não fiquei com medo. Era uma luz até bonita. Mas ela se movimentava às vezes, dava pra perceber. Só sumiu mais tarde, à noite. Muita gente acampada por aqui viu e a fotografou. Alguns até filmaram".


Especialistas tentam explicar óvni avistado em ChapadaObjeto foi fotografado por pessoas que passavam pela Salgadeira. Marcy Monteiro Neto, da redação do site TVCA

Lua, vênus, difração na luz, fraude. Muitas hipóteses, mas nenhum consenso sobre o objeto voador não-identificado (óvni) fotografado esta semana na região da Salgadeira, em Chapada dos Guimarães. As fotos foram feitas na quinta-feira e publicadas no site da TV Centro América. O site TVCA procurou especialistas para tentar explicar o estranho fenômeno que provocou muitos comentários sobre a luz que pairava sobre o paredão de Chapada.
A doutora em astronomia Telma Couto da Silva, da UFMT, levantou a possibilidade da foto ser resultado de um fenômeno chamado difração. "Muitas vezes aparecem figuras de difração em fotos de objetos brilhantes, tais como estrelas", explica a doutora. O fenômeno poderia ter ocorrido, por exemplo, ao fotografar o planeta Vênus, que têm aparecido brilhando com muita intensidade nos últimos dias. No entanto, Vênus está visível no oeste, ao pôr-do-sol. A foto do óvni em Chapada foi tirada na direção oposta - leste. "Em regiões com pouca luz, Vênus está lindo, logo após o Sol se por. O horário da foto coincide com o horário que Vênus está visível no céu nesta época, mas Vênus está próximo ao lado cardeal oeste. Se a foto foi tirada do leste, Vênus está descartada”.

Telma Couto diz haver inconsistência no depoimento de uma testemunha, que afirma que o Sol estava em um ponto do céu (poente) e a Lua ainda não havia surgido. "A Lua estava na fase final de crescente e entrou em sua fase cheia ontem, dia 27 de maio. Portanto, Lua e Sol estavam quase em oposição. O Sol se ponto a oeste e a Lua nascendo do lado leste", observou.

Fenômeno ufológico

O psicólogo Ataíde Ferreira da Silva Neto é um pesquisador do assunto e afirma já ter presenciado coisas estranhas nos céus de Mato Grosso. Ele argumenta que os testemunhos desta semana somam-se a outros inúmeros casos de avistamentos na região. "A foto mostra realmente ser um objeto que foge a explicações simplistas como avião, pássaro, satélite ou algo do gênero. E aparentemente o objeto é de proporções grandes para ser confundida com o planeta Vênus. Até o momento trata-se de mais um objeto voador não-identificado", diz Ataíde, que é presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas.

Ataíde Ferreira ressalta que, apesar do fenômeno UFO ser um fato, ainda assim há muitas fraudes em fotografias ufológicas. "Todavia, quando o fenômeno é registrado não apenas com fotos, mas especialmente observado por inúmeras testemunhas, passa a ser mais difícil ser contestado. Este é o caso destas fotos em Chapada".

O astrônomo amador Eduardo Baldaci também levantou a possibilidade da luz ter sido meramente um fenômeno físico. "Pode ser a foto da Lua com uma refração da câmera. Porém, não se trata de um meteoro, pois me parece que ele ficou bastante tempo no céu", frisou Baldaci, levando em consideração as fotos tiradas no fim da tarde e também à noite. A explicação de Baldaci esbarra justamente nas testemunhas do fenômeno, que garantem que a Lua estava em outro ponto no momento do avistamento.

Entramos em contato também com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Curitiba (PR), que monitora o espaço aéreo brasileiro. Funcionários do departamento de Comunicação informaram a reportagem da TVCA que não houve nenhum registro de aeronave ou qualquer outro objeto estranho sobrevoando Mato Grosso no dia do avistamento em Chapada. O Cindacta, entretanto, disse que encaminhará as fotos para estudiosos no assunto.


Autor: Marcy Monteiro Neto, da redação do site TVCA

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=492492&p=2
http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=492353&p=2&Tipo=

Nenhum comentário:

Postar um comentário