quarta-feira, 7 de abril de 2010

Murdoch diz que fará Google parar de usar notícias de graça


Rupert Murdoch lançou uma enérgica defesa ao conteúdo pago em seus sites de jornal, enquanto elogiou o iPad como um possível salvador da indústria. O chefe da NewsCorp renovou seus ataques contra ferramentas de busca, como o Google, a quem acusou de roubar o jornalismo de meios de comunicação tradicionais. "Eu vou fazer o Google parar de pegar nossas notícias de graça", desafiou.

Murdoch disse, em um evento do Clube Nacional de Imprensa da Universidade George Washington, que a indústria do jornal teve de se levantar por si mesmo e cobrar por conteúdo, usando a lei de copyright para defender seu jornalismo de ser usado sem permissão.

"Nós vamos parar o Google, a Microsoft ou quem quer que seja de utilizar histórias por nada ... existe uma lei de direitos autorais e eles reconhecem isso", Murdoch disse a uma platéia repleta de estudantes, jornalistas e outros profissionais de mídia.

De acordo com o jornal The Guardian, Murdoch disse que os motores de busca tinham encontrado um "rio de ouro", através da agregação de conteúdo, mas que os dias de notícia livre chegarão ao fim. "Eles usam o conteúdo de graça. Eles tem esse modelo de negócio muito inteligente", disse.

Em junho, os títulos britânicos de Murdoch, o Times e o Sunday Times vão se juntar ao Wall Street Journal e cobrar pela leitura de conteúdo. No entanto, alguns críticos dizem que os consumidores já estão acostumados a acessar conteúdos online de graça e não vão pagar por assinaturas em grande número, pelo menos suficiente para formar um modelo de negócio viável para o jornalismo de qualidade.

Murdoch questionou este medo, dizendo que os consumidores poderiam ser forçados a mudar seus hábitos. "Quando eles não tiverem mais para onde ir eles vão começar a pagar, se for razoável. Ninguém vai pedir um monte de dinheiro", disse ele.

O chefe da NewsCorp também atacou o jornal The New York Times dizendo que seus planos de conteúdo pago deveriam ser mais restritivos.

Os defensores dos sites de jornais gratuitos freqüentemente acusam Murdoch de ser um tecnofóbico, mas o magnata da mídia australiano se disse feliz em abraçar o iPad, lançado no último sábado. Durante a entrevista, com o jornalista Marvin Kalb, ele pegou um aparelho para demonstrar como navegar no site do jornal. Murdoch disse que o iPad poderia ser o salvador do jornalismo, embora o formato eletrônico não imprima.

"Eu vislumbrei o futuro no último final de semana com o iPad. É uma coisa maravilhosa", disse. "Se você tivesse menos jornais e mais destes ... pode muito bem ser a salvação da indústria dos jornais."

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4367781-EI4803,00-Murdoch+diz+que+fara+Google+parar+de+usar+noticias+de+graca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário