Hermes Trismegisto ( em latim: Hermes Trismegistus; em grego 'Eρμñς ó Τρισμέγιστος, "Hermes, o três vezes grande"), é o nome dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas ao deus egípcio Thoth (ou Tehuti), identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia nas respectivas culturas.
Thoth simbolizava a lógica organizada do universo. Era relacionado aos ciclos lunares, cujas fases expressam a harmonia do universo. Referido nos escritos egípcios como "três vezes grande", era o deus do verbo e da sabedoria, sendo naturalmente identificado com Hermes. Na atmosfera sincrética do Império Romano, deu-se ao deus grego Hermes o epíteto do deus egípcio Thoth.
Como "escriba e mensageiro dos deuses", no Egito Helenístico, Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos "herméticos", contendo ensinamentos sobre artes, ciências e religião e filosofia - o Corpus Hermeticum - cujo propósito seria a deificação da humanidade através do conhecimento de Deus.
O Todo é Mente e o Universo é mental, por isto o que está fora é o reflexo do que está dentro. Nada está parado, tudo se move, tudo vibra e tudo é duplo, tudo tem dois pólos,tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam.
tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é acompensação¹.
O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação. Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei.
Neste pequeno texto esão encerradas as 7 principais leis herméticas. As Leis do Hermetismo estão contidas na 'Tabula Smaragdina' (Tábua de Esmeralda, é o texto que deu origem à Alquimia islâmica e ocidental. Surgiu primeiramente nos textos seguintes: Kitab Sirr al-Khaliqa wa Sanat al-Tabia (c. 650 d.C.), Kitab Sirr al-Asar (c. 800 d.C.), Kitab Ustuqus al-Uss al-Thani (século XII), e Secretum Secretorum (c. 1140).). O texto em latim, escrito por João de Sevilha (Johannes Hispaniensis), em 'Secretum Secretorum'², é o seguinte²-³:
Tabula Smaragdina
I. 'Verum sine mendacio, certum et verissimum:' (É verdade, certo e muito verdadeiro:)
II. 'Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod estinferius, ad perpetranda miracula rei unius.' (O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.)
IV. 'Pater ejus est Sol, mater ejus Luna; portavit illud Ventus in ventre suo; nutrix ejus Terra est.' (O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;)
VI. 'Vis ejus integra est, si versa fuerit in Terram.' (Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.)
VIII. 'Ascendit a terra in coelum, interumque descendit in terram et recipit vim superiorum et inferiorum.' (Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.'
X. 'Ideo fugiet a te omnis obscuritas.' (E se afastarão de ti todas as trevas.)
solidam penetrabit.' (Nisso consiste o poder poderoso de todo poder: Vencerás todas as
coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.)
XII. 'Sic mundus creatus est.' (Assim o mundo foi criado.)
XIII. 'Hinc erunt adaptationes mirabiles quarum modus est hic.' (Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.)
filosofia universal.)
XV. 'Completum est quod dixi de Operatione Solis.' (O que eu disse da Obra Solar é completo.)
1- O Caibalion, Três Iniciados, Ed Pensamento (2007) - disponível em: http://www.scribd.com/doc/13632808/caibalion -
2- Secretum secretorum, the Book of the Secret of Secrets - disponível em:
3- TABVLAE HERMETICAE - disponível em: http://digital.slub-dresden.de/sammlungen/werkansicht/277141982/25 -
LEIA O LIVRO DA NATUREZA, TODO CONHECIMENTO DO UNIVERSO ESTÁ CONTIDO NELA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário